quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

caracóis de canela


 
Deverá ser dos mais apreciados cá por casa. Todos gostam e gostam muito! Faço várias receitas, com e sem cobertura. São confortantes nos dias cinzentos, ao pequeno almoço, ao lanche ou à ceia. Sempre apetecíveis. Daqueles que apetece comer embrulhados em mantas, com meias quente e fofas calçadas. E o aroma que fica na casa diz: "É inverno e está frio, mas está-se tão bem cá dentro!"
 
ingredientes:
*25g de manteiga aos pedaços
*225gde farinha
*1/2 c chá de sal
*7g de fermento em pó
*1 ovo batido
*125ml de leite tépido
 
recheio:
*55g d manteiga amolecida
*2 c chá de canela
*50g de açúcar amarelo
 
Coloque a farinha e o sal numa taça larga. Junte a manteiga aos pedaços e misture com as mãos até a misture parecer pão ralado. Junte os ovos e o leite e misture até formar uma massa. Acrescente mais um pouco de farinha. Molde a massa numa bola e coloque numa taça untada com manteiga, tape e deixe levedar num local aquecido durante cerca de 40 minutos ou até dobrar de volume. Esmurre a massa ligeiramente durante 1 minuto e despois estenda-a num retângulo.
Para o recheio bata juntamente a manteiga amolecida, a canela e o açúcar até ficar cremoso, leve e fofo. Espalhe o recheio por cima da massa retângulo e enrole-a como uma torta. Corte o rolo às fatias e disponha-os, deitados, num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve ao forno durante 20 minutos, mais ou menos.
 
Sugestão: acompanhar com um copo de leite frio.

Sem comentários: