quarta-feira, 21 de março de 2012

[brownie com nozes]

O brownie é desde miúda um dos meus bolos preferidos. Experimentei uma nova receita de na semana passada. Simples e deliciosa.

ingredientes: 100g de manteiga, 120g de chocolate preto com 60% de cacau, 2 ovos, 80g açúcar em pó, 60g de farinha, 70g de miolo de nozes picado grosseiramente, açúcar em pó para polvilhar [facultativo]

*pré-aqueça o forno a 180º C. Unte uma forma quadrada com manteiga e cubra o fundo com papel vegetal, untando-o também com manteiga. Coloque a forma no frigorífico durante a preparação da massa.
*corte a manteiga e o chocolate em pedaços. derreta-os juntos numa pequena caçarola, em lume muito brando, mexendo com uma colher de pau. Assim que o creme estiver liso, retire-o do lume.
*bata os ovos com o açúcar, até obter um preparado esbranquiçado. Adicione-lhe o creme de chocolate e misture bem. incorpore, alternadamente, uma colher de farinha, uma colher de nozes picadas, e assim sucessivamente, até terminar os ingredientes.
*deite a massa na forma e leve-a ao forno durante 20 minutos. o exterior do bolo deverá ficar firme e o interior brilhante e fofo.
*retire o bolo da forma e deixe arrefecer. retire o papel vegetal, polvilhe o bolo com açúcar em pó [facultativo] e corte-o aos quadrados.
*desfrute!

2 comentários:

sara f disse...

bom aspecto, parecem fofinhos :)
também como brownie desde miúda. é giro, lembro-me perfeitamente da primeira vez que comi (pelo menos com conhecimento de causa). feitos pela tia Frances C. mas também delirava com os da Mary Jo. desde essa altura que os meus preferidos são chewy ou fudgy, mas não sou esquisita :) acho que ainda não experimentei assim com nozes.
a Mary Jo fazia uns blond brownies que nunca fui capaz de reproduzir :(
sis, também ias gostar deles... uma party só de brownies, hum? hum?

Rute Carla disse...

há tantos e todos eles maravilhosos! já provei blond brownies, mas não me lembro onde.

o 1º brownie que comi foi com a ir. Karen Erickson, um classic brownie, que é até hoje o meu preferido. tb gosto muito deles chewy, como o último que fizeste... hum... com leite fresco.

bora fazer uma "brownie party"? yessss!!!!