domingo, 6 de novembro de 2011

livros

Que temos lido com os miúdos cá por casa? Pois bem, segue-se o relatório.
Os minutos de roda dos livros sucedem-se durante o dia de forma natural, é porém à noite que em conjunto paramos para mergulhar todos numa história. Aninhados nas camas, às vezes uns nos outros, à meia luz. No sossego da noite o livro é aberto e a magia acontece dia após dia.

* Conduzindo os pequeninos a Deus da editora Fiel. Oh... a maravilha das suas perguntas honestas. Preciso de sabedoria renovada para lhes falar do Criador amoroso.
* Os cinco e os comboios misteriosos da autora de livros juvenis Enid Blyton, a qual gostava de ter conhecido. Tem sido interessante reler as histórias que devorei em miúda e observar o entusiasmo do Samuel com cada nova aventura. Hoje exclamou: "Só faltam dois capítulos para chegarmos ao fim!"
Um bocadinho a cada dia e as personagens parecem  fazer já parte de nós.
Na semana que passou lemos O meu primeiro Miguel Torga, livro que o Sammy escolheu trazer da biblioteca da escola. Diga-se que quando vi o livro fiquei um pouco surpreendida com a sua escolha, mas depois abri-o e percebi. Foi sem dúvida atraído pelas fantásticas ilustrações da Inês Oliveira. E lá andámos nós a conhecer a vida de Miguel Torga, que, a título de curiosidade, com apenas 12 anos deixou a família em Trás-os-montes e partiu para trabalhar numa fazenda no Brasil. Gostei de ler alguns dos seus poemas, especialmente pela explicação da razão por detrás de cada um deles. Saber a intenção, desvendar um pouco do coração e alma do escritor é sempre emocionante. Não resisto a partilhar alguns.

Na pequena vila da sua infância havia um negrilho, uma árvore antiga e gigantesca, sobre a qual escreveu:

A um negrilho

Na terra onde nasci há um só poeta.
Os meus versos são folhas dos seus ramos.
Quando chego de longe e conversamos,
É ele que me revela o mundo visitado.
Desce a noite do céu, ergue-se a madrugada,
E a luz do sol aceso ou apagado
É nos seus olhos que se vê pousada.

Esse poeta és tu, mestre da inquietação
Serena!
Tu, imortal avena
Que harmonizas o vento e adormeces o imenso
Redil de estrelas ao luar maninho.
Tu, gigante a sonhar, bosque suspenso
Onde os pássaros e o tempo fazem ninho.

Acerca das aventuras da sua meninice. Das subidas às árvores e descobertas de ninhos.

Segredo

Sei um ninho.
E o ninho tem um ovo.
E o ovo, redondinho,
Tem lá dentro um passarinho
Novo.

Mas escusam de me atentar:
Nem o tiro, nem o ensino.
Quero ser um bom menino
E guardar este segredo comigo.
E ter depois um amigo
Que faça o pino a voar...

Só mais um. Ainda uma recordação de uma brincadeira de infância.

Brinquedo

Foi um sonho que eu tive:
Era uma grande estrela de papel,
Um cordel
E um menino de bibe.

O menino tinha lançado a estrela
Com ar de quem semeia uma ilusão;
E a estrela ía subindo, azul e amarela,
Presa pelo cordel à sua mão.

Mas tão alto subiu
Que deixou de ser estrela de papel.
E o menino, ao vê-la assim, sorriu
E cortou-lhe o cordel.

O Marcos, ora se junta a nós no quarto dos manos, ora carrega alguns livros para o sofá da sala e pede companhia. É um tanto impaciente ainda e conta a história à nossa frente, através dos desenhos que vai encontrando com o virar de cada página. Claro que conta à maneira dele e finais alternativos muitos livros já conheceram.
Na mesa de cabeceira do Jónatas encontramos: uma caixa com Fábulas e outras histórias, que contém 40 cartões com 40 histórias, o livro dos Cinco que estamos a ler no momento, Histórias da Bíblia para crianças, ilustrado por crianças e A árvore generosa, um favorito do Jojó e meu também. Daqueles que lhe posso ler todos os dias e receber sempre a mesma cara de carinho para com a dita árvore. Aqueles que não conhecem, podem espreitar aqui.
Na mesa do Samuel, para além da Bíblia, de Conduzindo os pequeninos a Deus e do próximo livro dos Cinco que leremos [rapaz prevenido], temos também o Dicionário por imagens da cidade, um achado de 5 euros, numa feira em Lisboa. Gostamos especialmente de ler acerca de cidades de outros países, de conhecer um pouco dos seus costumes e tradições.
Um livro...
que mundo imenso..
aqui mesmo...
na nossa mão.

1 comentário:

Anónimo disse...

books are magic :-)