quinta-feira, 17 de junho de 2010

{gostos do mais pequeno}

Gosta de regar. É um facto. Fá-lo sempre com muita disposição e empenho, a qualquer hora do dia. De vez em quando fico a observá-lo sorrateiramente através da janela. Um dia parou ao ouvir o barulho de um avião (uma outra paixão). É sempre o primeiro cá de casa a avistá-los no céu. Tenho cá para mim que daria um bom controlador aéreo. Poisou calmamente a mangueira e pôs-se a olhar para o céu, procurando o objecto que lhe importunara a concentração. Quando o avistou sorriu e voltou feliz ao seu trabalho. Pegou novamente na mangueira e continuou a regar.

Não sei se por influência do mano mais velho, que ama desenhar, o Marcos gosta muito de o fazer. Se não está a brincar com os carrinhos em cima da mesa da cozinha ou a imitar o mano Jojó, é provavél que esteja a rabiscar alguma coisa. De vez em quando sorri para o próprio desenho e segreda-lhe qualquer coisa. E eu vou imaginando o que irá fervilhando e sendo trabalhado na sua mente. No final vem ter comigo e começa a enumerar, apontando: carro, papá, Pâmi, Gogó, Pípi e por aí fora. E eu guardo com todo o cuidado e carinho como se da maior obra de arte se tratasse.