segunda-feira, 10 de maio de 2010

{de boleia com o lemon curd}

A sis fez lemon curd e a minha mente voou até Inglaterra em segundos. Resolvi também fazê-lo com os limões que a amiga Shana me deu. Um deliciosa frescura agri-doce que combina de forma perfeita com pão, scones, tostas... e com nada também. Vale bem a quase hora e meia que passei no fogão, a mexer. *450gr de açucar
*100gr de manteiga
*4 ovos grandes batidos
*4 limões grandes, sumo e raspa

Levar ao lume, em banho maria durante uma hora e mais qualquer coisa.

Apesar de ser algo demorado, foi um prazer ir mexendo e sentir o aroma a espalhar-se pela casa devagar. Incrível como o sabor e aroma de algo nos transportam para um outro lugar quase que instantanemente. O lemon curd levou-me de volta a Inglaterra e aos tempos que lá passei na infância e adolescência. A minha mente visualizou algumas mesas de pequeno-almoço, lanches com apetitosos scones e janelas grandes que ofereciam aos olhos prados e jardins verdes. Tenho saudades. Tenho saudades do verde intenso, de ver flores por todo o lado, do cheiro a chuva que se entranha em nós, das casas, das deliciosas tartes e suculentos molhos, das batatas fritas de cebola, da casa e jardim da Missão (EMF), de ver a escola onde andei em miúda e de umas quantas coisas mais.
Pois é, o lemon curd levou-me a viajar. Acho que vou repetir a dose esta semana.

Sem comentários: