quarta-feira, 4 de março de 2009

uma doce tarde

Quando os filhotes estão mais agitados e o que tenho para fazer parece não avançar de jeito nenhum, opto por deixar tudo e fazer outra coisa. Assim aconteceu ontem (parece que o Marcos desde que começou a andar deixou de querer dormir a sesta e a sua euforia contagia os manos). Parei as várias tentativas de arrumar a casa e preparar um certo estudo e fomos escolher livros. Os eleitos foram: Um Atlas gigante com os animais dos diferentes continentes e o livro, que recomendo vivamente, "Mesmo se..." que fala de diversas personagens bíblicas e faz a aplicação à criança. É da editora Lucerna e pode ser encontrado na Fnac.

Uma das coisas que mais me descontrai é sair sem destino certo e tirar fotografias. Como nem sempre tal é possível, resolvi fazer cinnammon rolls. Relaxa-me bastante mexer na farinha e outros ingredientes, misturar, amassar, etc. À tarde tivémos a reunião semanal das senhoras cá em casa e apesar de já ter feito bolo de chocolate, nada como cinnammon rolls quentes para aquecer a alma e fazer sorrir barriguinhas. Aqui fica a receita já anteriormente prometida:
1- Misturar para o recheio 80g de manteiga ou margarina, 180g de açucar amarelo e 3 colheres de chá de canela numa tigela. Pôr de parte.
2- Misturar 260g de farinha, 3 colheres de sopa de açucar amarelo, 3 colheres de chá de fermento e meia colher de sal numa numa outra tigela. Junta em seguida 120g de margarina (cortada aos bocados) até tudo ficar como areia.
3- Bater 1 ovo, juntar 50 ml de leite, mexer bem e acrescentar à massa, mexendo para envolver (juntar a farinha necessária para não agarrar às mãos).
4- Quando a massa já não agarrar às mãos, formar uma bola e estendê-la com a ajuda de um rolo da massa numa superfície polvilhada com farinha. Estender até formar um rectângulo.
5- Espalhar o recheio previamente preparado com a ajuda de uma espátula. Enrolar como uma torta e cortar às fatias.
6- Espalhar num tabuleiro untado e enfarinhado. Misturar 50g de açucar em pó e um pouco de leite e espalhar por cima. Vai ao forno médio a temperatura média mais ou menos 20 minutos. (desta vez não coloquei a cobertura)
Podem ver outra receita de cinnammon rolls deliciosa aqui.
Continuamos a estudar juntas acerca dos frutos do Espírito (Gálatas 5: 22-23) e tem sido um tempo de comunhão e partilha muito bom. (como prometi a uma das "meninas", aqui ficam as fotos quase todas...)

Fizémos algumas mudanças cá por casa. Uma delas foi passar a mesa das crianças que estava na biblioteca para o quarto do Sammy e Jojó, eles adoraram a ideia e é um canto predilecto antes da hora do jantar.

Para os mais distraídos, comecei esta semana um novo blog, em conjunto com a sis. Passem por "Onde o tempo pára" e ficarão a conhecer um pouco do que vivemos na Quinta Anema, no Lavre.

4 comentários:

Os cabaninhas disse...

Recebemos as simpáticas receitas para os meninos levarem para casa.
A esta vamos juntar as outras que já experimentámos e aproveitando a ideia das receitas portáteis vamos enviá-las para casa dos meninos.
Beijinho.

zarah disse...

hum... fiquei com água na boca ;)

Daniel M.S. disse...

"Mas o fruto do Espírito...". Esse detalhe parece-me muito importante. O "fruto do Espírito" e não "frutos do Espírito".

Um abraço forte

Rute Carla disse...

Tens razão primão, "fruto e não frutos" como escrevi. Fruto que é uma unidade, um conjunto. beijoca