quarta-feira, 4 de junho de 2008

Meio Ano!

O Marcos fez ontem, dia 3, seis mesitos e está a desenvolver-se a olhos vistos, bem, pelo menos aos meus olhos. Já demonstra bem se a sopa lhe agrada ou não, recusando comer e chorando quando não gosta. Quando não lhe apetece, cerra os lábios e sorri.(irressistível!) Come com verdadeiro agrado a papa, a sopa (com excepção de uma com aipo e várias couves que fiz), a fruta, o iogurte (sempre dois e... ainda fica a chorar, tenho sempre que acrescentar mais alguma coisa). Será que vem por aí outro Jojó?
Se o tiram do meu colo e não está para "aí virado", chora, calando-se quando retorna. Se tem sono, não está comigo e entretanto ouve a minha voz, também chora, como que a chamar. E já se vira quando não quer sair do meu colo. São pequenos promenores que, sendo este o meu terceiro, dou ainda mais atenção. Lembro-me que quando ele nasceu e estava no hospital ( tinha eu a mesa do quarto cheia com máqina fotográfica, câmera de filmar, carregadores e bloco de notas), uma enfermeira passou e fez a seguinte observação: "É o primeiro filho!" É claro que eu respondi que não, era o meu terceiro! Gosto de registrar e não perdi o entusiasmo em fazê-lo, tal como se fosse a primeira vez. Se da primeira vez (nascimento do Sammy) fiz tudo com grande euforia, acho que agora faço com mais carinho, simplesmente porque o sentimento de ser mãe tem crescido om eles.

Delicia-se com a companhia e atenção dos manos e dobra o riso com as palhaçadas deles. Está cada vez mais atento a tudo e a todos e adora estar lá fora, na rua e estar deitado no chão. Já dá voltas várias e desloca-se. Continua a gostar muito de colo, mas já fica no carrinho durante algum tempo, desde que esteja acompanhado. Sorri muito facilmente, o que torna impossível alguém estar aborrecido perto dele.


Às vezes perco-me a observar a forma como ele observa e vê o mundo. Ele realmente olha, vê, perde tempo a apreciar e a procurar os detalhes, cuidadosamente. Gira e dá voltas às coisas, olha de todos os ângulos. Isto faz-me pensar em como por vezes perdemos tanto por não termos tempo para realmente ver o que nos rodeia. Não sabemos apreciar e temos já tudo por garantido, perdemos o entusiasmo da descoberta que está tão presente nos bebés e nas crianças. Coisas simples, como as cores, o efeito do vento nas árvores, o som de algo. Há tanto que nos passa despercebido! Talvez por isso nem sempre reparemos quando alguém está triste, por exemplo (as crianças por norma são mais atentas a estas coisas). Sim, sim... já estou a divagar... é que gosto tanto de vê-lo a olhar o mundo com aqueles olhinhos curiosos e sedentos de descoberta! Também eu tenho tentado olhar mais, correr menos, deslumbrar-me outra vez com a vida! Recentemente li o seguinte: "Sometimes there is so much beauty in the world, i can´t even stand it."

6 comentários:

{ trapinhos dot dot } disse...

ohhh ele esta tao fofinho.. os proximos 6 meses vao passar a correr e ja vai fazer 1 ano!! ainda me lembro da festa de anos do sammy com 1 ano.. e agora o Marcos!!
beijinhos texanos da madrinha,
shana

Anónimo disse...

Quem estará com ele ao colo? Deve ser a vovó Celeste que foi "roubada" a alguém! Só não percebo é porque é que não mostra a cara...J.N.

Rute Carla disse...

Temos mantido a "refém bem cuidada"! Será devolvida sã e salvo no devido tempo. (eh!)

zarah disse...

Lindão e grandão! Que saudadecas...!

check something here... http://mwlzarah.blogspot.com/2008/06/para-sis.html

Kella disse...

Mais uma vez parabens!!

Rute Carla disse...

Bigada pela msg Raquel. Foi a primeira mensagem de parabéns da vida dele!